Sonia Talarico | Poeticasvisuais

Sonia Talarico

São Paulo/SP

Arte Participativa

Um dos múltiplos fascínios da arte, em qualquer uma de suas manifestações, é que ela pode ser lúdica. Há, é claro, a vertente trágica, como bem ensinam as trilogias gregas; e as tradicionais comédias de costume que assumem muitas facetas em todo o mundo, mas existem manifestações que têm a possibilidade da interação com o público.

Nas artes visuais, temos a dramaticidade de Caravaggio como as alegres representações de jogos de crianças de Goya, mas o conceito de que as pessoas podem participar de trabalhos visuais remonta a performances dadaístas e, mais

recentemente a ações de criadores como Allan Kaprow que, nos anos 1950, chamava o público para interferir com suas obras.

A artista brasileira Sonia Talarico, ao criar painéis interativos em cerâmica sobre madeira, que permitem ao público compor esses quadros em configurações diferentes, retoma o conceito de que as pessoas podem participar de um objeto artístico, o que estimula o senso estético de cada um e aponta que criar não é apenas para um grupo de divinamente escolhidos.

Derrubar as rígidas fronteiras entre fazer e contemplar contribui para retirar da arte e do artista conceitos românticos de iluminação. No momento em que o público dá a sua contribuição, por maior ou menor que seja, estão sendo quebradas barreiras e abertas portas para construir, em conjunto, novas formas de saber.

Oscar D´Ambrosio

  • Facebook Clean