sobre o projeto | Poeticasvisuais

O que é poética visual?

Poética visual é a maneira como um artista expressa a sua interpretação do mundo por meio de alguma manifestação plástica, seja de maneira bidimensional, tridimensional ou virtual. Construir uma poética significa desenvolver uma maneira internamente coerente de trabalhar os próprios recursos de maneira a conhecer e a aprimorar melhorar as formas de lidar com  conceitos e procedimentos artísticos.

O que é o Projeto Poéticas Visuais

Desenvolvimento de Poética Visual

A proposta desse trabalho não é simplesmente formar grupos de artistas, tampouco oferecer aulas de técnicas, mas trabalhar com esses grupos no desenvolvimento da poética visual e outros aspectos do processo criativo, de uma forma que raramente se encontra fora dos ambientes acadêmicos.

 

Estamos falando de uma ótima oportunidade aos artistas de todo o Brasil que não fazem arte por fazer e buscam conteúdo e conceito nos seus trabalhos.

Objetivo Final

Realizar exposições coletivas a partir da escolha e desenvolvimento de algum assunto de interesse comum dos participantes.

 

Metodologia

O Orientador ficará disponível 2 vezes por semana para discussões de aprimoramento do conceito e da linguagem de cada integrante. Essas discussões poderão ocorrer pessoalmente ou skype, por um ou mais integrantes do projeto. A cada bimestre haverá reunião presencial ou por skype com todos os participantes.

Benefícios

Reflexão permanente sobre o próprio trabalho e os dos colegas a partir de um assunto a ser escolhido e realizado por cada artista sem perder de vista o todo da exposição.

Apresentação do trabalho organizado e articulado em torno de um assunto em diálogo com colegas artistas para a formadores de opinião da área artística e cultural.

 

Pré-requisitos

O projeto é para artistas que desejem desenvolver e aprimorara a sua poética, partindo-se do princípio de que tenham o domínio técnico que lhes permita concretizar seus objetivos.

Duração

A terceira temporada começará em fevereiro/20 e demandará 6 meses para discussões e desenvolvimento dos trabalhos. Após esse período será realizada a exposição que poderá ser itinerante de acordo com o interesse do grupo.

Sobre a exposição

Durante o projeto definiremos o número de exposições para que sejam mostrados todos os trabalhos. Isso dependerá do espaço expositivo e do número de artistas por grupo.

O custo para realização da exposição será rateado entre os artistas. Realizaremos em espaço gratuito, restando custear apenas os itens de material de comunicação e coquetel.

 

Orientador

Oscar D`Ambrosio,  Graduação em Jornalismo pela ECA-USP, (1986), graduação em Faculdade de Letras e Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, (1986), especialização em Literatura Dramática pela ECA-USP, (1989), mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, (2004) e doutorado no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013).

Autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea. Tem experiência na área de Comunicação, Curadoria e autor de textos para catálogos e apresentações de diversos artistas plásticos contemporâneos. É diretor de redação da Revista Unesp Ciência responsável pelo programa diário de rádio Perfil Literário, que entrevista escritores, ensaístas e artistas plásticos, para a  Rádio Unesp FM 105,7 MHz desde janeiro de 2009. Atua principalmente nos seguintes temas: arte naif,arte contemporânea, biografia de artistas plásticos brasileiros contemporâneos e escritores brasileiros contemporâneos.

Coordenador

Como escultor Paco de Assis participou de diversas exposições e ministrou cursos livres de escultura e dirigidos para empresas.

Como administrador, atuou em áreas de logística, financeira, gestão de produtos, especializando-se em gestão de projetos com base na metodologia PDCA/SDCA em empresas de grande porte como: Votorantim Celulose e Papel e Grupo Camargo Correa.

Atualmente, administra a Cia Arte Cultura, empresa que atua no mercado de arte há 11 anos prestando serviços de curadoria e assessoria para artistas plásticos.

É colunista do Jornal Sem Fronteiras (RJ), presidente do SINAP-ESP – Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos – AIAP International Association of Arte/UNESCO – Perito Técnico do Ministério da Cultura – Membro da ALALS – Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse.

  • Facebook Clean