• Facebook Clean

Péricles Gandi

Florianópolis/SC

Jogo interpretativo

Nascido em Lages, SC, em 1951, e radicado na cidade de Florianópolis, Péricles Gandi é um artista visual peculiar. Sua diferença está na maneira como concebe seu trabalho. Existe uma fundamentação e um pensamento, que se manifesta na maneira como imagens e cores estão relacionadas.Uma das forças motivadoras está na palavra, no aprendizado de diversos idiomas e na criação de um próprio, no qual existe uma relação por ele desenvolvida entre aquilo que se vê na escrita, se fala e se ouve.

Essas complexas relações, que geram comunicação entre os humanos permitem o amadurecimento de um pensar sobre o existir.

O artista trabalha com uma abordagem próxima da transliteração, ou seja, a substituição de palavras de um idioma para outro; algo diferente da tradução, que é o ato de encontrar palavras de sentido equivalente no idioma desejado; e da transcriação, que é a estratégia de encontrar maneiras de preservar sentidos originais.

Ao criar a 'arte dos enigmas', a Arte Krippsi, Péricles Gandi estabelece o seu próprio mundo de formas. Trata-se de uma pictografia, no sentido de expressar ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas. E isso abre infinitas possibilidades de discussão. Imagens ganham novas e infinitas conotações, questionando o olhar do observador, que se torna participante nesse jogo interpretativo.

Oscar D’Ambrosio