Nilson Kobayashi

São Paulo/SP

kobayashi foto pessoal.jpg

A arte consegue transmitir diversos estados de espírito. É curioso como uma imagem pode gerar em quem a contempla diversas sensações. Essas emoções variam, naturalmente, pela característica visual do que é visto e pela formação visual de quem a vê, num processo que podemos chamar de educação do olhar.

As pinturas de Nilson Kobayashi dialogam, pela delicadeza e sobriedade, com uma estética ligada ao abstracionismo e ao Oriente, dentro da filosofia zen, que tem na observação da própria mente um elemento essencial, fundamentada na prática da meditação que conduz a uma experiência direta da realidade.

As linhas e cores que o artista realiza, pelo equilíbrio na composição, propiciam

nilson kobayashi obra.jpg

justamente um mergulho nesse nível de consciência, em que se esquecer do mundo exterior propicia um vazio profundo. Mas esse aparentemente nada é uma experiência de plenitude do momento presente. E aí está o caminho para um instante pleno.

Nesse contexto, as imagens de Nilson Kobayashi tendem a ser progressivamente minimalistas. Seus quadros vão na direção de um progressivo esquecimento de pensamentos externos sobre a obra, sobre si mesmo e sobre o mundo. Cada obra se instaura como uma manifestação plena e serena, um todo que convida a um perder-se plástico do qual se sai sereno e revigorado.

Oscar D´Ambrosio