• Facebook Clean

Eliana Tsuru

São Paulo/SP

No âmbito das sutilezas

 

A delicadeza costuma ser um dos traços mais importantes da obra da artista plástica Eliana Tsuru. Desde suas primeiras experiências com tinta a óleo ao seu mergulho na cerâmica de baixa temperatura ou pesquisas com acrílica, busca justamente nas suavidades da expressão o ponto forte de seu diálogo com o mundo.

A arte  surge muitas vezes da distância entre aquilo que cada pessoa vê e aquilo que gostaria de contemplar. Desse afastamento se realiza o processo de criação. Isso significa que a inquietação pode produzir uma interpretação em que o pensar se transforma em fazer pelo amadurecimento de uma linguagem visual.

É do incômodo que se manifesta uma série de transparências que obrigam a pensar que o mundo chamado de real e comumente entendido como única possibilidade de existência, talvez não passe de uma faceta de algo muito mais amplo, onde a maior relevância está nos meio-tons.

Independentemente do assunto enfocado nas imagens, a arte de Eliana Tsuru tem intensidade pelo que está sugerido nas imagens visíveis. Buscar restringir uma expressão visual apenas a um tema consiste num reducionismo de uma maneira de ver a arte e o mundo caracterizada pelo que está implícito nas técnicas de construção plástica.

 

Oscar D’Ambrosio