• Facebook Clean

Diana Mendes Pimentel

Rio de Janeiro/RJ

Uma geometria pessoal

As obras plásticas de Diana Mendes Pimentel são misteriosas e fascinantes construções poéticas. Elas estabelecem uma relação muito pessoal entre os materiais, tanto pelos suportes utilizados como pela procura de uma geometria que busca escapar dos cânones rumo a uma visão de mundo em que o único limite está na própria capacidade de criar.Seja no uso das cores ou a maneira de dispor os elementos com os quais trabalha, a artista revela respeito pelo que cada material propõe.

Deixa que cada um deles vá conversando com ela durante o processo, numa caminhada criativa que valoriza a intuição e a reflexão sobre como cada composição pode transmitir uma visão e um conhecimento do mundo

Diversos elementos são reunidos de maneira a estabelecer um todo harmônico, onde, paradoxalmente as contradições não são eliminadas, mas assimiladas e incorporadas. O resultado é a expressão de um processo dialético em que cada diálogo interno manifesta a síntese de instâncias criadoras de diversas ordens.

Um dos maiores méritos de Diana Mendes Pimentel está em não ter medo de arriscar. Seus padrões visuais são justamente marcados pela liberdade de acreditar na percepção de mundo e da arte que a caracterizam. Isso lhe permite que cada obra seja uma declaração de possibilidades renovadas num inesgotável vislumbrar plástico de surpresas agradáveis.

 

Oscar D'Ambrosio