Antonio Cavalcante | Poeticasvisuais

Antonio Cavalcante

São Paulo/SP

Misteriosa Atmosfera

Enquanto as fábulas utilizam animais para passar ensinamentos, as lendas geralmente têm uma base real para narrativas extraordinárias e os mitos são explicações alegóricas para a criação de tudo aquilo que existe, desde o próprio Mundo, o Homem, a Mulher, seus sentimentos e todos os seres vivos, como animais e plantas.A obra visual de Antonio Cavalcante parece se alimentar desses mitos fundantes. Dentro de uma perspectiva figurativa, as imagens são caracterizadas pela dinâmica e pela ambivalência. As imagens podem ser o que parecem ser, mas também

podem ser uma outra coisa. Na verdade, elas se tornam aquilo que a percepção de quem vê determina.

As personagens ganham ambiguidade em seu movimento e direção. Isso facilita as interpretações ambíguas e ambivalentes de simbologias, em que se permite e se estimula o espaço do outro como aquele em que, de fato, o pensamento se constrói, de modo que cada um seja um amálgama entre o que os outros acreditam que somos e o que imaginamos ser.

O principal de cada imagem criada pelo artista está na capacidade de instaurar uma atmosfera misteriosa, seja no ambiente, no protagonista e na interação e integração entre essas duas facetas.  Assim, o impacto visual é obtido pela progressiva aproximação entre o pensar acurado e o fazer técnico aprimorado, ambos em contínuo aperfeiçoamento.

Oscar D´Ambrosio

  • Facebook Clean