• Facebook Clean

Ana Maria Bauer

Petrópolis/RJ

Busca de respostasAs manifestações artísticas se concretizam a partir de vários movimentos complementares. Existe, talvez num primeiro momento, um instante em que a criação fala mais alto, ou seja, em que a chamada “inspiração” se manifesta de maneira mais expressiva. Está aí uma espécie de gatilho detonador do processo criativo.

Mas essa dinâmica apenas se torna arte de qualidade, como ocorre nas obras de Ana Maria Bauer, quando passa pelo crivo da racionalidade, que envolve a parte técnica. Assim a ideia se concretiza quando o desejo de criar vem acompanhado de um universo de perguntas que envolvem o como fazer, com qual suporte, materiais e tinta.

Há então uma busca de respostas para questões diversas, que vão desde as dos clássicos gregos (De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?) até aquelas apenas aparentemente mais simples, que dizem respeito ao cotidiano do estar no mundo, que envolvem a música dita erudita, a política nacional e a curiosidade sobre a existência.

A multiplicidade de referências, a ampla experiência de vida internacional e a pesquisa de materiais torna Ana Maria Braun uma indagadora permanente de tudo e de todos com resultados que encantam justamente por estarem marcados pela criatividade que une, com talento e conhecimento técnico, a livre expressão do imaginar com o desafio permanente do fazer.

Oscar D’Ambrosio