Adri Lang | Poeticasvisuais

Adri Lang

São Paulo/SP

Arte em Tempos de Corona Vírus

As árvores são um elemento importante na obra da artista plástica Adri Lang. O assunto remonta ao seu contato com a natureza e à sua infância no Estado do Mato Grosso do Sul e já assumiu diversos aspectos e simbolismos. O principal talvez seja sua capacidade de ser uma metáfora da vida, já que a árvore tem as raízes na terra e os galhos apontam para o céu.

É o tronco, em sua solidez, que propicia justamente essa passagem entre aquilo que origina, fundamenta e prende; e o que amplia, multiplica possibilidades e liberta. Essa temática, de maneira mais ou menos consciente de acordo com o

caso, traz amplas interpretações, pois o ciclo de vida de uma árvore pode perfeitamente ilustrar nossa dinâmica da existência.

Perante a temática da COVID-19, Adri Lang pensou um projeto de uma árvore estilizada. A copa seria o próprio coronavírus ou um móbile de pequenas representações dele que sairiam do teto ao chão, pendurados em linhas transparentes. É essa reflexão que se tem quando surge um elemento, no caso, um organismo biológico, que interrompe o viver cotidiano.

O nome provisório do projeto, "Praga", enfatizaria esse domínio de um ente desconhecido sobre a magnificência da até então poderosa árvore, capaz de tudo ao longo da história. Ver essa grandiosidade ameaçada é um elemento essencial do momento em que se vive. Nesse sentido, pensar e rever valores que pareciam imutáveis é sempre um grande ensinamento

 

Oscar D'Ambrosio

  • Facebook Clean